Arquivos de setembro 2016

set 17

Criando, habilitando e ajustando o uso da swap

Para criar o nosso arquivo de Swap deveremos utilizar os parâmetros bs(tamanho do bloco) e count(número de vezes que o bloco será copiado). Por padrão o parâmetro bs é definido em Bytes, mas podemos adicionar também as letras K (kilobyte), M (megabyte) e G (gigabyte) junto aos valores dos blocos. Vamos verificar quanto o nosso …

Continue lendo

set 04

Usando crontab para agendar tarefas nos servidores GNU/Linux

Podemos utilizar o comando “crontab -e” para editar a tabela de agendamentos do cron do usuário ou editar o arquivo “/etc/crontab” com um editor de texto. # crontab -e ou # vim /etc/crontab Segue abaixo a sintaxe utilizada: [MINUTOS] [HORAS] [DIAS DO MÊS] [MÊS] [DIAS DA SEMANA] [USUÁRIO] [COMANDO] O valor de cada campo: MINUTOS: …

Continue lendo

set 04

Administração / Manutenção – Aplicação GitLab

Com a finalidade de uma melhor administração da aplicação GitLab, resolvi listar abaixo alguns comandos úteis. Iniciar, parar e reiniciar serviços do GitLab Iniciar todos serviços # gitlab-ctl start Parar todos serviços # gitlab-ctl stop Reiniciar todos serviços # gitlab-ctl restart Visualizar status dos serviços # gitlab-ctl status run: gitlab-workhorse: (pid 3148) 8192s; run: log: …

Continue lendo